Translate

terça-feira, 6 de julho de 2010

Patriotismo e copa do mundo

Tenho um amigo com quem costumo ter discussões muito interessantes a respeito das coisas mais imprevisíveis. E como não poderia deixar de ser, resolvemos falar sobre a Copa do Mundo também.

Eis que no memorável dia 02/07, minutos após assistirmos a derrota do Brasil diante da Laranja Mecânica, ele me presenteou com a seguinte frase: "onde está o seu patriotismo agora?".

Claro que não consegui me conter e comecei a argumentar milhares de maluquices, com o objetivo de convecê-lo a mudar o subnick de seu MSN. Claro que minhas tentativas foram em vão. Nem mesmo Aurélio pôde me salvar; ele apenas diz que o patriotismo é o "amor da pátria", "qualidade do patriota". E patriota é justamente aquele sujeito que "ama a pátria e procura servi-la". Retruquei dizendo que ele estava confundindo este "amor" com patrioTICE, que, também segundo Aurélio, é um falso patriotismo.

Estes torcedores alucinados amam a pátria, ou amam as pernas dos jogadores e seus patrocinadores? Amam as cores da bandeira, se emocionam ao ouvir o hino nacional, ou choram pela derrota por saberem que não serão dispensados da escola ou do trabalho?

Acho que aí sim, devo concordar, toda essa patriotice insuportável deve ter se esvaído, juntamente com a seleção.

Mesmo não convencendo meu amigo, fiquei satisfeita em decobrir que o verdadeiro patriotismo não deve ser confundido com essa patriotice insuportável, que contribui para que pessoas violentas utilizem o futebol como pretexto para agir sem pensar...

2 comentários:

  1. Os jogadores amam os patrocinadores e o salário, boa parte dos torcedores ama a folga no trabalho/faculdade/escola. Vai ver se esses que tanto defenderam a seleção brasileira, que tanto torceram vão se empenhar tanto nas eleições.

    Bom texto ;]

    ResponderExcluir
  2. Olá...Nem sei se lembra de mim mais, Volcof, lembra?!
    Adorei o blog, sempre acho otima a idéia de se expressar, seja da maneira que for, mas acho que a melhor maneira de fazer isso são com palavras.
    Também tenho um blog, e também escrevi sobre esse patriotismo-falso dos brasileiros.
    Se quiser dá uma olhada aqui segue o link: http://volcof.posterous.com/hora-de-tirar-a-camisa
    Se gostar do texto, dá uma fuçada no blog que tem algumas outras coisas legais...eu acho!
    Bjuss, agora vou te acompanhar sempre por aqui!

    ResponderExcluir